COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
COMPETÊNCIA 5
Elaborar propostas de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
REDAÇÃO
ENEM
E
NOSSAS CIRCUNSTÂNCIAS*
*Sobre o tema "Cidadania e participação social" esta redação foi avaliada com nota máxima no ENEM 1999. O texto foi analisado nesta aula, de acordo com os critérios de correção do Exame Nacional do Ensino Médio.
Manda
o manual do (suposto) bom dissertador que ele dilua suas convicções pessoais
sob o véu dos impessoalíssimos
verbos em terceira pessoa e das generalizações, tudo em nome da credibilidade.
E eu, cá do alto da minha vigorosa juventude, já começo contra-argumentando que
essa é uma atitude que nos afasta do exercício pleno da cidadania.
Ser
cidadão é, essencialmente, reconhecer a realidade que nos cerca, além de
assumi-la; de modo que, conscientemente se possa adotar o brasão
existencialista: “eu sou eu mais minhas circunstâncias”. Assim como o jovem
Sartre declarou ser a II Guerra Mundial a sua guerra, é preciso ter garra
assumir a responsabilidade sobre a guerra civil da desigualdade que existe hoje
no Brasil e em várias partes do mundo, e partir para a ação.
Qualquer
ser pensante com mais de dois neurônios é um questionador. O problema são as
modalidades de dúvida: há dúvida passiva, que, tudo somado, aceita a ordem que
vige; por fim, há o indivíduo que apresenta o “patológico” caso de dúvida
ativa. Felizmente, é desse grupo de jovens, poetas e dementes que saem aqueles
que reconhecem sua função social, que desejam interferir, cada qual à sua
maneira. Tome o caso de um renomado oftalmologista paulistano que, no auge da
sua carreira, é contaminado pelo germe da cidadania e, num grande complexo
hospitalar público, atende e fornece cerca de 20000 pares de óculos de grau
para crianças carentes. Imagine quantos miguilins, gratos, tiveram suas visão de mundo
modificada!
Deste
modo, fica patente que função social todo mundo tem; que os escritores
escrevam, que os estudantes pesquisem, que os AAs continuem, junto com o
Greenpeace, a fazer essa Terra um pouquinho melhor, cada qual em sua esfera de
ação. Pois a decisão está tomada, nem que seja a de deixar o mundo acontecer a
nossa volta.
FONTE: REVISTA DO MEC