domingo, 21 de agosto de 2011

QUE VENHA O ENEM!

Reveja os principais tópicos da aula inaugural do módulo II do Curso de Redação:

Nesta seção, iremos ajudá-lo a entender como é feita a correção da redação e os critérios utilizados nela.
Apresentamos as redações do ENEM de 98, 99 e do simulado ENEM. Numa folha de papel à parte, refaça estas redações, treinando suas competências e habilidades.
A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica,cultural ou política.
Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto. Cada uma das competências será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos.
Caso o participante não desenvolva o tema e a estrutura solicitados, será atribuída a nota ZERO à competência II da redação, o que anula a correção das demais competências da redação. A nota global da redação, neste caso, será ZERO.
A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
As cinco competências avaliadas na redação são as mesmas avaliadas na parte objetiva da prova, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir:

PARTE OBJETIVA
REDAÇÃO
I.                  
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II.
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II.                 
Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
II.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III.              
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
III.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV.              
Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
IV.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
V.                 
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
V.
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

ENEM 98

REDAÇÃO

O QUE É O QUE É

(...)
Viver
e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
a beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei
que a vida devia ser bem melhor
e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
(...)

Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)

Redija um texto dissertativo sobre o tema "Viver e aprender", no qual você exponha suas ideias de forma clara, coerente e emm conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador "O que é o que é".

Dê um título à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida.


ENEM 99

REDAÇÃO

O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
(Adaptado de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de São Paulo, 16/11/98)

Depoimentos de jovens participantes do encontro:
"Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu". (E.M.O.S., 19 anos, Minas Gerais)

"A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar". (C.S. Jr., 16 anos, Paraná)

"Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro". (H.A., 19 anos, Amazonas)

(Depoimentos extraídos de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S. Paulo, 16/11/98)

Com base na leitura dos depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.



ENEM 2000

REDAÇÃO

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão"
Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil.
(Angeli, Folha de S. Paulo, 14/05/2000)

(...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua José Teixeira, na Praia do Canto, área nobre de Vitória. A. J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...) "Venho para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro jeito. Quero ser mecânico".
A Gazeta, Vitória (ES),9 de junho de 2000.

Entender a infância marginal significa entender porque um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.
Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 2000. 19a. edição.

Com base na leitura do artigo da Constituição, do depoimento de A. J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sob re o tema:

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Seleciona, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto.

Observações:
  1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua.
  2. Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15 (quinze) linhas.
  3. A redação deverá ser apresentada a tinta na cor preta e desenvolvida na folha própria.
  4. Você poderá utilizar a última folha deste Caderno de Questões para rascunho.

VEJA ABAIXO ALGUMAS FOTOS DA 
AULA INAUGURAL