A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
PLANILHA DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO | ||||
ITENS AVALIADOS | CONCEITO/PONTOS | |||
INSUFICIENTE | REGULAR | BOM | EXCELENTE | |
Norma culta | 2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0 |
Compreensão da proposta de redação | 2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0 |
Seleção e organização de argumentos | 2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0 |
Construção de argumentos | 2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0 |
Proposta de intervenção | 2,5 | 5,0 | 7,5 | 10,0 |